Glossario Médico


Espaço onde você usuário poderá tirar suas dúvidas quanto o significado de algumas palavras usadas nos textos e informações contidas neste site.

METEORISMO

O meteorismo é caracterizado pela presença de ar no trato digestivo. Este ar é engolido inconscientemente ao beber ou comer algo rapidamente, e pode causar dor e desconforto. Quando presente no estômago pode causar sensação de saciedade precocemente, podendo ser removido através de arrotos voluntários ou involuntários. Quando presente no intestino este ar pode provocar uma distensão abdominal e uma dor aguda localizada numa região específica. A sua presença neste local deve-se ao ar engolido na deglutição e também à produção de gás no momento da digestão. Para resolver este problema a toma de medicamentos não está indicada somente a mastigação correta. Para tal deve-se comer devagar e evitar beber líquidos junto à refeição. Evitar chicletes e balas é também fundamental.



DISMOTILIDADE

Embora o refluxo gastro-esofágico seja uma causa reconhecida de tosse crônica, o papel da dismotilidade esofágica é desconhecido. Com a finalidade de determinar a prevalência da motilidade esofágica anormal em um grupo selecionado dos pacientes com tosse crônica, pesquisadores do Reino Unido realizaram manometria esofágica e monitorização do pH por 24 horas em 43 pacientes com tosse crônica, 34 dos quais tinham sintomas sugestivos de refluxo gastro-esofágico. O estudo, publicado ontem na revista Thorax, realizou ainda medidas comparativas em 21 pessoas normais. Os resultados das medidas indicaram um número alto de pessoas com manometria esofágica anormal entre pacientes com tosse crônica. A dismotilidade esofágica pode, conseqüentemente, ser importante na patogênese da tosse nestes pacientes.



DISBIOSE

A disbiose é a designação dada ao desequilíbrio da flora intestinal.
Causas: As causas mais frequentes da disbiose são o stress, a fome, a presença de parasitas, o uso de antibióticos, e as mudanças de altitude. Pode ainda estar associada a diarreia ligeira ou a fatores alimentares, como alergias, falta de secreção digestiva, dieta com excesso de proteína, gordura ou carboidrato ou com baixo teor de fibra ou carência de vitaminas. A disbiose é também apontada como uma das causas da síndrome da hipermeabilidade intestinal. Também pode causar alterações do sistema imunitário.



Voltar

Rua Vereador Duque Estrada, 157 - Santa Rosa - Niterói - CEP: 24240-210

Telefone: 21- 2715-0404 - ouvidoria@csnsa.com.br

© copyright 2011 | Todos os direitos reservados | >>mr.press